Investigação EducacionalA investigação tem vindo a demonstrar que o período dos 0 aos 8 anos é o mais importante na aprendizagem, enquanto o cérebro forma as suas ligações mais vitais. Ao nascer todos nós dispomos de milhões de células cerebrais e assim que começamos a receber estímulos, como a luz que vemos, os sons que ouvimos e aquilo em que tocamos, o nosso cérebro começa a estabelecer essas ligações. É como se construíssemos um complexo de auto-estradas cerebrais nas quais a informação que recebemos irá viajar. Quanto maior e mais reforçado for esse complexo de ligações até aos 8 anos, maior será a nossa capacidade de aprendizagem.
A investigação demonstra também que uma educação pré-escolar de qualidade afecta positivamente os futuros resultados escolares. As crianças que não tenham as suas competências linguísticas e sociais suficientemente desenvolvidas no pré-escolar dificilmente estarão preparadas para iniciar o seu percurso escolar, deparando-se com inúmeras dificuldades de adaptação e de aprendizagem.
A educação na infância não se inicia apenas nas salas da creche e do jardim-de-infância, mas também em casa, onde o envolvimento dos pais é crucial para a confiança e o desenvolvimento educacional de uma criança.
“Quando mais cedo ajudarmos os nossos filhos a descobrir que a aprendizagem é uma aventura maravilhosa, maiores serão as probabilidades de eles conseguirem atingir todo o seu potencial.”
Colin Rose and Malcom J. Nicholl Accelerated Learning for the 21st Century
|