FTK

Educational Research

Pesquisas Educacionais

FasTracKid With Earth Image

Pesquisas têm demonstrado que a faixa etária de aprendizado mais importante é de 0 a 8 anos, quando o cérebro forma conexões vitais. Quando nascemos, temos bilhões de células cerebrais. Desde o minuto em que começamos a receber estímulos, como as luzes em nossos olhos, os sons que escutamos e os objetos que tocamos, o cérebro começa a formar conexões. É como se estivéssemos construindo um enorme sistema de pistas para ele, e é por essas “estradas” que a informação que apreendemos viaja rapidamente. Quanto maior e mais forte conseguirmos fazer essas conexões entre as idades de 0 a 8 anos, maior será a plataforma de nossa capacidade de aprendizado.

As pesquisas mostram que uma educação de alta qualidade afeta positivamente os resultados educacionais. Crianças sem habilidades de linguagem, de leitura e sociais, quando chegam ao ensino pré-escolar, têm alta probabilidade de não estarem preparadas para sua carreira acadêmica, na qual a leitura para o aprender é fundamental e um bom indicativo de que a criança será capaz de concluir o Ensino Médio.

Legisladores e líderes ao redor do mundo também viram a importância de se estimular a formação de conexões cerebrais desde cedo. O diretor W. Steven Barnett, do Instituto Nacional de Pesquisas da Educação na Primeira Infância (The National Institute for Early Education Research – NIEER) declara que “crianças que frequentam pré-escolas com qualidade de ensino ingressam no Ensino Fundamental com melhores habilidades de pré-leitura, vocabulários mais ricos e habilidades básicas de matemática mais fortes que aquelas que não frequentam a pré-escola”. In a featured news story from the Agência Nacional de Notícias da Malásia, o primeiro-ministro Datuk Seri Najib Tun Razak falou sobre educação na primeira infância dizendo que “toda criança é preciosa, e crianças são o patrimônio de nossa sociedade. É o recurso mais importante de nossa nação. Eu acredito que desenvolver uma nação e seu povo começa com a educação na primeira infância”.

Uma educação de qualidade durante a primeira infância não só leva a recursos valiosos, como também é um sábio investimento financeiro. O economista e Prêmio Nobel James J. Heckman argumenta em um editorial do The Republican que “a intervenção precoce em crianças desfavorecidas promove a permanência na escola, aumenta a qualidade da força de trabalho, aumenta a produtividade das escolas e tem o efeito de redução da criminalidade, da gravidez na adolescência e da dependência de aposentadoria. Essas economias somam um retorno de 60% sobre o investimento na Educação Infantil”.

A Educação Infantil não começa apenas na sala de aula: também começa em casa. O envolvimento dos pais é fundamental para a confiança e o desenvolvimento educacional das crianças. Colin Rose e Malcolm J. Nicholl escreveram sobre o envolvimento dos pais na educação no livro Accelerated Learning for the 21st Century.  Eis um trecho do livro que fala sobre o envolvimento dos pais e como ele pode mudar a vida de uma criança:

“Quanto mais cedo você ajudar a sua criança a compreender que a aprendizagem é uma aventura prazerosa, mais provável será que ela alcance o seu potencial na vida”.