FTK

Brain-Based Research

Educação Baseada no Desenvolvimento do Cérebro e Zigue-zague Educacional

FasTracKid in Hat ImagePESQUISAS NEUROLÓGICAS

 

A importância da educação na primeira infância é fundamentada por vários estudos e pesquisas, bem como possui o aval de vários educadores. Já a forma de se entregar essa educação a crianças pequenas e aproveitar as vantagens das oportunidades de se realizarem conexões neurais não está bem definida. O desenvolvimento de um programa para instruir jovens crianças deve incluir experts em educação pré-escolar que tenham focado seus estudos em como o cérebro aprende. Pesquisa é a base do programa principal do FasTracKids® e determinou como ele foi construído.

 

A seguir, alguns fatos que nós sabemos sobre o desenvolvimento cerebral:

  • A hereditariedade determina entre 30% e 60% das conexões neurais, enquanto o ambiente em que a criança convive determina entre 40% e 70% das conexões neurais.
  • A plasticidade do cérebro é definida como a habilidade de ele processar o estímulo que recebe, aumentando as suas conexões e desenvolvendo um processo cerebral mais rápido e efetivo.
  • O cérebro muda através do processo de realização de conexões, e não ao chegar a respostas e soluções.
  • Estímulos do ambiente podem impactar o QI de uma criança em 20 pontos, tanto para cima quanto para baixo.
  • O cérebro em idade escolar quase se ilumina com o consumo de energia, queimando 225% a mais de glicose do que o cérebro de um adulto.
  • O cérebro aprende mais rápido e mais facilmente durante os anos de aprendizado na primeira infância.
  • Aos 5 anos de idade, 50% da capacidade de aprendizado do cérebro já está conectada. Aos 8 anos de idade, 80% da capacidade de aprendizado do cérebro já está conectada.
  • Circuitos em diferentes regiões do cérebro amadurecem em momentos diferentes, criando uma janela de oportunidade.

  *Esses fatos podem ser encontrados em A Revolução do Aprendizado (The Learning Revolution), de Gordon Dryden e Jeannette Vos, e em Ensinando com o Cérebro em Mente (Teaching With the Brain in Mind), de Eric Jensen.

 

 

 

Educational Zigzagging Chart

COMO A EDUCAÇÃO BASEADA NO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO É UTILIZADA NOS PROGRAMAS FASTRACKIDS 

A singularidade da mente das crianças cria um desafio especial para os instrutores do FasTracKids. As mudanças do cérebro podem ser notadas até 48 horas após a estimulação cerebral ter ocorrido. Muitas dessas mudanças são significativas e preditivas para o futuro aprendizado da criança. Ao estudar o cérebro, nós aprendemos que as áreas desenvolvidas dependem dos tipos de estímulo recebido.

Os alunos do FasTracKids são expostos a atividades complexas para exercitarem e formarem conexões neurais. Essas atividades devem ser apresentadas de uma maneira divertida e desafiadora para assegurar que as crianças fiquem engajadas. Essas conexões são, então, realçadas quando acompanhadas de opinião contínua dos instrutores e dos colegas de classe.

O FasTracKids utiliza o método de Zigue-zague Educacional, que promove repetição sem repetir a mesma informação da mesma maneira. O conteúdo do Programa FasTracKids é combinado com uma forma única de entrega da aula, para disponibilizar os ingredientes-chaves para jovens mentes em crescimento. O material é continuamente reforçado através de novas atividades que utilizam diferentes modalidades durante a aula para fortalecer as conexões neurais das crianças, sem a típica perda de interesse do assunto.

A Educação em Zigue-zague refere-se ao aprendizado de um conceito pelo reforço da matéria através do uso de várias exposições e aplicações distintas. Em uma aula FasTracKids, o conceito a ser aprendido é o foco central e é apresentado na Estação de Aprendizagem FasTrack®. Após cada exposição ao conceito, atividades são planejadas para fortalecerem o aprendizado. Isso inclui aprender através de atividades práticas, experimentos, encenações e filmagens. O retorno após cada uma dessas atividades para os conceitos apresentados pela aula resulta em um efeito de zigue-zague.